domingo, 2 de outubro de 2011

Joseph Cornell

Joseph Cornell foi um artista, escultor e realizador Nova-Iorquino muito importante na evolução da técnica da assemblage.
A assemblage é uma técnica de colagem avançada por assim dizer. Em vez de se fazer uma colagem simples bidimensional, podem ser utilizados quaisquer tipos de materiais como até objectos tridimensionais. Sendo assim, esta técnica pode ser vista como uma maneira de criar uma obra de arte que é meio pintura, meio escultura onde o artista não está limitado a apenas duas dimensões.

Algumas obras de Joseph Cornell na área da assemblage são as seguintes:

Joseph Cornell, "Medici Slot Machine", 1942
Imagem fornecida por www.holycross.edu

Joseph Cornell, "The Hotel Eden", 1945
Imagem fornecida por ibiblio.org 


Joseph Cornell, "The Penny Arcade Portrait of Lauren Bacall", 1945-46
Imagem fornecida por ibiblio.org

Como se vê nestas obras de Cornell, todas elas têm um aspecto tridimensional real e não sugerido por bidimensionalidade. Não são apenas pinturas ou colagens, são a junção destas duas técnicas, que por sua vez dará origem à assemblage.

Também referi que Cornell era realizador, realizador de filmes experimentais para ser mais exacto. Consegui encontrar a primeira curta-metragem que ele realizou. É uma curta-metragem de 19 minutos feita a partir de cenas do filme de Hollywood "East of Boneo" e um documentário de um eclipse. Cornell ficou fascinado pela actriz principal do filme, Rose Hobart, e deu o seu nome ao título da curta-metragem.

Seguem-se as duas partes do filme que está no YouTube.

http://www.youtube.com/watch?v=XnbbqiD7C7A - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=lQVLLGzhLl0 - Parte 2